ESTADO.AC.GOV.BR

Secretaria de Obras garante melhorias estruturais e nova identidade visual ao quartel Patrulha Maria da Penha

Por: Felipe Hid

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), trabalha intensamente nas obras de manutenção e revitalização dos prédios do setor da Segurança Pública. Em Rio Branco, uma das estruturas contempladas é a do quartel da Patrulha Maria da Penha, que também passa a ter uma nova identidade visual para facilitar a visibilidade do espaço especializado em amparar as mulheres vítimas de violência.

Nova identidade visual da Patrulha Maria da Penha sendo concluída enquanto o mestre de obras observa o trabalho realizado por um dos operários da construção civil. Foto: Luy Andriel/Seop

O gestor da Seop, Ítalo Lopes, ressaltou que os serviços de engenharia executados no local são vistoriados diariamente pelas equipes técnicas.

“Os serviços estão avançando. O lema do governo é cuidar das pessoas. Sob o comando do governador Gladson Cameli, buscamos melhorar as condições estruturais dos prédios que prestam serviços públicos à população, além de proporcionar ambientes salubres aos servidores e contribuir com o fortalecimento do setor da Segurança Pública”, frisa.

Titular da Seop e coordenadora da Patrulha Maria da Penha durante inspeção às obras de manutenção do quartel, que passa por pintura interna e externa para identificação visual do prédio, reparo no forro de gesso, limpeza nas calhas e reparo na cobertura para corrigir as infiltrações no interior das salas. Foto: Vinícius Charife/Seop

A Patrulha Maria da Penha, implantada pela Polícia Militar do Acre (PMAC), assegura a eficácia da medida protetiva solicitada pelas vítimas de violência na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), bem como garante às mulheres o encaminhamento e acesso à Justiça para o ingresso de diversos tipos de ações que possam protegê-las.

De acordo com a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, capitã Priscila Siqueira, as obras trarão um ambiente digno e confortável ao espaço para receber as mulheres que necessitam dos serviços da corporação.

“Recebemos muitas mulheres no quartel. Ter um local mais agradável, um banheiro funcionando devidamente, um ambiente mais arejado, dá um conforto para quem chega aqui já tão machucada”, relata.

O mestre de obras Antônio Carlos Pereira afirma que os serviços de manutenção e revitalização ajudam no sustento da família de cada operário. Foto: Luy Andriel/Seop

A coordenadora destacou, ainda, que a nova identidade visual da Patrulha Maria da Penha já pode ser vista pelas pessoas que trafegam no cruzamento da Rua Floriano Peixoto com a Rua Rio Grande do Sul, onde o quartel está localizado.

“A Polícia Militar é uma polícia ostensiva. Agora é possível saber que aqui tem um quartel da Patrulha Maria da Penha. Assim, criamos uma referência para que as mulheres busquem acessar esse serviço especializado”, informa.

Servidora da Patrulha Maria da Penha satisfeita com as melhorias realizadas pela Seop no quartel. Foto: Luy Andriel/Seop

As obras de manutenção também são importantes para a atuação dos servidores, como no caso da 3° sargenta da PM, Myssilândia Maura Nascimento Oliveira, que é auxiliar administrativa da Patrulha Maria da Penha.

“A intervenção é muito importante, ao trazer mais salubridade para o nosso local de trabalho e também facilitar a identificação do local para as mulheres que estão sofrendo algum tipo de violência. Estas mulheres sabem que aqui terão um amparo”, frisa.

Manutenção nos prédios da Segurança Pública gera trabalho e renda

Na capital Rio Branco, a Secretaria de Obras trabalha simultaneamente em outras obras de manutenção predial, tais como na sede do Giro da PMAC; no presídio Antônio Amaro Alves, situado no complexo penitenciário (Iapen); e na delegacia de polícia do bairro Cadeia Velha.

A delegacia de polícia da Cadeia Velha passa por adequação em sua estrutura para assegurar conforto aos agentes e à população que utiliza o espaço. Foto: Luy Andriel/Seop

As obras públicas  refletem na geração de trabalho e renda para milhares de operários da construção civil. “Traz melhorias para os funcionários daqui e também para nós que trabalhamos com obras, porque este emprego contribui para a nossa renda. É uma melhoria para todos”, enfatiza Valdecir Santos, operário na obra da delegacia da Cadeia Velha.