ACRE.GOV.BR

Iapen e Secretaria de Obras do Estado fazem visita técnica a presídios para vistoriar obras

Por: Crislei Souza

Com cinco obras em andamento, o Sistema Penitenciário do Acre avança em conquistas. E para acompanhar de perto todo este trabalho, o presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), Alexandre Nascimento, o secretário de Obras Públicas do Estado (Seop), Ítalo Lopes, e suas equipes fizeram uma visita técnica, nesta quarta-feira, 13, em todos os locais onde as obras estão sendo executadas.

Equipe do Iapen e Seop visitaram todas as obras em andamento nos presídios de Rio Branco. Foto: Crislei Souza/Iapen

O primeiro presídio a receber a visita da caravana foi o feminino, onde está sendo construído mais um bloco. As obras no local estão em ritmo avançado e, em breve, serão disponibilizadas mais 52 novas vagas para reeducandas no local.

Bloco Bromélia está com obras avançadas. Foto: Crislei Souza/Iapen

Próximo ao local, também está sendo erguido o prédio onde será a base do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (Gpoe). Para João Paulo Mendes, chefe do grupo, a construção da base é um sonho de muito tempo: “Esperamos muito isso acontecer. Agora a gente vai ter um lugar nosso. Hoje estamos em uma área mais compactada, mas o grupo está crescendo, então a gente aguarda, com felicidade, esse momento”.

Presidente do Iapen e diretor operacional durante visita à obra da base do Gpoe. Foto: Crislei Souza/Iapen

Caio Borges, chefe do Departamento de Operações Penitenciárias (DOP), explicou que o projeto para a construção da base existe desde 2018, e vê-lo sendo feito é uma realização. “O Gpoe vem se instalando em espaços cedidos, e hoje o grupo está ganhando uma base nova, com toda uma estrutura para poder atender às demandas diárias, para que nós tenhamos uma Polícia Penal mais forte e os policiais possam ter um mínimo de conforto para trabalhar e atender a nossa sociedade e a Segurança Pública. Agradeço aqui ao nosso presidente e ao governo do Estado, que têm se atentado a essa necessidade”, destacou o chefe do DOP.

Policiais do Gpoe acompanhando obras da nova base. Foto: Crislei Souza/Iapen

Ainda dentro do Complexo Prisional, os profissionais fizeram a verificação da reforma do bloco administrativo da Unidade de Recolhimento Provisório, e a ampliação do sistema hidrossanitário, responsável pela distribuição de água e rede de esgoto de todo o complexo.

Equipe da Seop acompanhou toda a visita técnica. Foto: Crislei Souza/Iapen

De lá, a equipe seguiu para o Presídio Antônio Amaro Alves, que está com obras de reforma nos pavilhões 2, 3, 6 e 7. Os reparos vão desde a parte de serralheria e alvenaria, até a parte de pintura, contemplando celas, áreas comuns e corredores.

Caravana durante visita ao Presídio Antônio Amaro Alves. Foto: Crislei Souza/Iapen

O secretário de Obras do Estado, Ítalo Lopes, destacou que tem sido muito importante a realização das obras em conjunto com o Iapen, além do apoio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e da Casa Civil participando das discussões. “Hoje nós temos cinco obras simultaneamente acontecendo aqui no ambiente penitenciário da capital, com o objetivo de trazer mais segurança para os prestadores de serviços, para o policial penal e, também, segurança para os apenados, além de garantir que possamos fazer a prestação de serviço da melhor forma possível. É um esforço conjunto que tem encontrado muito apoio em todos os núcleos do governo para que a gente possa seguir melhorando a prestação desses serviços”, destacou o secretário.

Diálogo e parceria entre Iapen e Seop tem sido fundamental para o avanço das obras do Sistema Penitenciário. Foto: Crislei Souza/Iapen

O presidente do Iapen, Alexandre Nascimento, disse que a visita do secretário de Obras do Estado, com sua equipe, representa a presença do governo olhando para o sistema penitenciário. “Isso reflete a preocupação do governo com o nosso público, com os nossos policiais, com os nossos servidores especializados, isso reflete a preocupação do governo em atender uma demanda. Então, eu creio que daqui só temos a retirar bons frutos, e em breve a gente dará respostas efetivas, com aquilo que o nosso servidor merece”, ressaltou o presidente.

Skip to content