ACRE.GOV.BR

Governo intensifica obras para urbanização do Canal do Igarapé Fundo

Por: Felipe Hid

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e do Serviço de Água e Esgoto do Acre (Saneacre), trabalha intensamente nas obras de urbanização do Canal do Igarapé Fundo, entre os bairros Manoel Julião e Vila Ivonete, em Rio Branco. Nesta segunda-feira, 10, a área passa por desobstrução do esgoto e limpeza dos poços de visita, a partir de operações do Saneacre que se estenderão até o fim da semana.

Equipes técnicas da Seop e do Saneacre vistoriam obras na região do Igarapé Fundo. Foto: Jean Lopes/Seop

“Estes serviços serão realizados em todo o canal, até a parte da elevatória (sistema de esgotamento sanitário), que passará por limpeza e secagem, para evitar novos transbordamentos”, explicou Joscicley Torres, coordenador do setor de esgotamento sanitário do Saneacre.

Os investimentos do governo nas obras fomentam a economia e geram postos de trabalho e renda que valorizam a mão de obra local. Foto: Jean Lopes/Seop

Após essas ações, o canal receberá os serviços de manutenção da Seop, visando garantir um local seguro e de maior acessibilidade para a população. No Igarapé Fundo, as obras de urbanização, como pavimentação, calçadas, ciclovias e iluminação pública, já foram concluídas. Entretanto, as recuperações são necessárias devido às erosões ocorridas nos sistemas de drenagem decorrentes da alagação recente na região.

Pórtico do canal do Igarapé Fundo também está em fase de conclusão. Foto: Jean Lopes/Seop

A Seop também concluirá, em breve, o sistema de esgotamento sanitário e os elementos de macrodrenagem pluvial, além das contenções do próprio igarapé, como alas de galerias e concretagem de pontos instáveis do canal.

“As obras do Igarapé Fundo já estão em processo de retomada, e é uma prioridade para a gestão estadual fazer a entrega desse espaço com todas as intervenções devidamente concluídas”, ressaltou o titular da Seop, Ítalo Lopes.

Skip to content