ACRE.GOV.BR

Governo faz nova inspeção no Calçadão da Gameleira para iniciar ação emergencial nesta semana

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), realizou nesta terça-feira, 25, mais uma inspeção no Calçadão da Gameleira, no Segundo Distrito de Rio Branco. Devido aos problemas de erosão no local, o Estado trabalha em parceria com a prefeitura da capital, por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra) e da Defesa Civil do município, para iniciar, até a próxima sexta-feira, 28, os serviços preventivos de contenção da Gameleira e recuperação do calçamento.

Avaliação no local da erosão define a ação emergencial a ser realizada na Gameleira. Foto: Lucas Oliveira/Seop

A partir das vistorias iniciais, as equipes técnicas analisam os danos causados pelo possível deslizamento que ocorreu nas margens da Gameleira após a cheia do Rio Acre. O laudo definitivo sai em 15 dias, após uma secagem maior da área.

“O governo vem avaliando todos os espaços públicos atingidos pela alagação. As equipes estão trabalhando intensivamente neste laudo de avaliação da Gameleira. Já temos os primeiros diagnósticos para que possamos promover os serviços preventivos e, na sexta-feira, faremos um isolamento maior na área para evitar que as pessoas tenham acesso à parte isolada pela Defesa Civil Municipal”, ressaltou o diretor de Projetos da Seop, Esterferson Rocha.

Gameleira será contemplada com projeto de revitalização ainda em 2023. Foto: Lucas Oliveira/Seop

Até o momento, os estudos técnicos avaliados em conjunto indicaram que deverá ser realizada uma ação emergencial de remoção do material escorregado, a partir de uma contenção simples, além da necessidade de refazer a parte da drenagem para evitar novos problemas de erosão, processos naturais que ocorrem na margem do rio e que necessitam de manutenções periódicas.

Para o segundo semestre, o governo visa avançar no projeto que transformará toda a infraestrutura da Gameleira, promovendo em definitivo a contenção do rio e valorizando um dos pontos turísticos mais visitados do nosso estado.

“Paralelo a essas atividades, estamos desenvolvendo o projeto de revitalização completa da Gameleira. Em breve começaremos a captação de recursos para os investimentos de recuperação deste patrimônio histórico”, informou o diretor.